quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Sábado e o sábado

Em diversas passagens na Bíblia há a ordenança de guardar o sábado.

Mas, hoje, poucos hoje guardam este dia.

A Bíblia é clara:

“Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações como pacto perpétuo. Entre mim e os filhos de Israel será ele um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou, e achou refrigério” (Ex 31.16).

“Lembra-te de que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia do sábado” (Dt 5.15).

Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.(Êx 31:13)

Diante de tudo isso fica claro que o descanso é mais do que necessário ao homem, sem descanso eu não vivo, sem descanso meu trabalho não terá êxito, sem descanso eu definharei, sem descanso viverei sempre com o fardo do trabalho, sem descanso eu sou um escravo.
Estas afirmações são claras, mas não quero dizer que devemos guardar o sábado, mas que devemos descansar, pois sem descanso definhamos.

Mas, e aí? Posso guardar o sábado?
Posso!
Mas para minha salvação?
Não!Pois ele foi dado aos Judeus para descanso físico.
Porém, o princípio do descanso vai além dos Judeus, é para TODOS.
Então devo obrigatoriamente guardar o sábado?
Não!
No entanto, devo guardar O Sábado.
Parece complexo?
Não!
É necessário compreendermos o que significa a palavra sábado.
Jesus gostava de incitar nossa compreensão das coisas, lembremos que interpretar as coisas não é compreender, compreender é ação superior na mente humana, Jesus nos disse:
"O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado" (Mc 2.27).
Jesus ao ensinar aos discípulos, volta à raiz da instituição do sábado para que eles pudessem compreender melhor a intenção do Criador. Deus havia descansado da obra da criação e estabelecia, assim, um descanso ao seu povo, uma maneira do povo de Israel sentir fisicamente o que Deus daria espiritualmente.

Jesus usa o que chamamos em português de paralelismo antitético, onde as frases têm ideias que se contrapõem, porém, é necessário atentar para a ordem das frases, onde a ênfase pode está na primeira ou na última e algumas vezes enfatizando a mesma ideia que é o caso em Marcos 2.27. Quando isso ocorre é necessário anexar mais uma frase ao paralelismo, por isso Jesus enfatiza: “Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.(Mc 2.28). Ao usar, esta última frase, Jesus enfatiza a primeira frase do par antitético e também a frase anexa ao final.

“O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.(Mc 2.27)

É o mesmo que dizer: O homem não foi feito por causa do sábado, mas o sábado por causa do homem.

Esta frase coloca o sábado como servidor do homem. Por isso ao inverter a ordem da frase “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.(Mc 2.27)”.

Jesus acrescenta a frase seguinte:

“Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor." (Mc 2.28).

Se o homem é senhor do sábado, visto que o sábado é o seu servo, quanto mais Jesus que é o Senhor dos senhores.

Assim

A- O sábado foi estabelecido;
B- Por causa do homem;
B- E não o homem;
A- Por causa do sábado;
C- Dessa maneira, o Filho do homem;
C- É senhor também do sábado (Mc 2.27)

Em literatura isso é chamado de estrutura quiástica, onde a primeira ideia A se expande para uma ideia superior C. Como numa escala musical onde as mesmas notas mantêm-se retornando, mas num tom mais elevado.
Jesus nos mostra a importância de tê-Lo como Senhor em tudo e sobre tudo. O sábado (Hb. Shabat, descanso), foi dado como uma sombra do verdadeiro Descanso, do verdadeiro Sábado, O Descanso superior. O sábado era servo, mas Jesus é Senhor.

O sábado sombra servia ao homem, mas o Sábado Jesus é Senhor sobre tudo.

Jesus é o Senhor, está acima de tudo. Esta é a confissão de fé fundamental da igreja de Deus (I Co 12.3; Rm 10.9-10). Ele tem toda autoridade (Mt 28.18).
 
Posso dizer:
 
No Sábado eu tenho paz!
A minha alma descansa, o meu espírito descansa e meu corpo descansa!
No Sábado eu tenho a graça!
Foi pela graça de Deus que o Sábado me reconciliou!
No Sábado eu tenho esperança!
O Sábado me deu a esperança de descansar eternamente!

Bens materiais, profissões, diplomas, religião, vícios, prazeres, nada disso preenche o coração humano, só nos traz cansaço, fadigas e um vazio existencial que só pode ser preenchido por Deus. O Sábado nos traz paz, alivia a carga que tanto pesa sobre os ombros cansados de quem luta a vida toda, mas no fundo se sente triste e vazio, cansado e sem paz, Ele preenche o nosso ser.

O Sábado é maravilhoso!

O escritor aos Hebreus nos diz: “Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso (Hb 4.3ª)”

Cremos em quem?
Em Jesus!
Descansamos n’Ele!
 
Quanto ao outro sábado, ele foi muito bom, mas não foi para nós (crentes em Jesus), este faz parte de um concerto ou pacto entre Deus e o povo israelita. (Dt 5.15; Ex31.16). Antes do concerto do Sinai Deus não ordenou a ninguém que guardasse o sábado, este mandamento não foi feito a Abraão nem aos patriarcas pré-lei.

No novo concerto, sob o qual estamos (Hb 8.6), não existe mandamento para guardar o sábado embora encontremos todos os outros do decálogo. Exatamente por que o sábado representava o próprio Cristo.

O apóstolo Paulo diz que é em vão guardar dias, meses, tempos e anos (Gl 4.10-11; 5.4).Uma clara referência a sábados semanais, mensais, anuais e o ano do jubileu. Ele ainda dá uma dura repreensão nas pessoas que condenam os seus irmãos, por não guardarem determinados dias.

“Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para o firmar. Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente” (Rm.14.4-5).

Observaram que Paulo fala do Senhor?

Em Colossenses 2.16, Paulo nos diz: “Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo” (Cl 2.16-17).

Mais uma vez ele usa festas (sábados anuais e jubileu), lua nova (sábados mensais) e no original a palavra SABBATON (sábados semanais), que não pode se referir aos sábados festivos, anuais ou cerimoniais.

Todos estes eram sombras das bênçãos espirituais do verdadeiro Sábado (Cristo).
 
Tenho sangue Judeu, mas não guardo o sábado, mas continuo guardando o Sábado, mas não o físico e sim o Espiritual que é Cristo.

Quanto ao princípio do descanso físico, é importante que descansemos também, mas não importa se é no domingo ou no sábado ou na segunda. O princípio permanece, mas qualquer que seja o dia, nada interferirá na salvação.

“Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.” (Rm 14.5).

Assim, a Lei foi dada para nos ensinar coisas superiores.

“De maneira que a lei nos serviu de aio (pedagogo, professor), para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. (Gl 3.24)

Na Lei, para o homem que adulterasse só se caracterizava adultério se ele cometesse o ato do adultério.
Na Graça, não apenas o ato, mas a intenção do adultério já se caracteriza adultério. “Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” (Mt 5:28)
Na Lei, estava escrito: Não matarás! Quem cometesse o ato, descumpria a Lei.
 
Na Graça, não apenas o ato, mas o fato de odiar já se caracteriza um crime. “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo,” (Mt 5.21,22)

Alegam alguns que a Graça sempre existiu, deveras existiu, mas vivemos na época da plenitude da Graça, Graça sobre Graça, ou seja, Graça abundante, que veio através de Cristo. “E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.” (Jo 1.16) “E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo.” (I Tm 1.14)
Superabundar é abundar de maneira plena, transbordar de Graça, é a Graça em sua totalidade, transbordante Graça.

Se na Lei eu deveria descansar do meu labor físico, na Graça eu descanso do meu labor espiritual.
Se o sábado judaico da Lei mostrou o que significa o descanso físico.
O Sábado cristão da Graça traz o descanso espiritual.
O sábado da Lei era a sombra de Cristo, o Sábado da Graça.
Assim, o quarto mandamento não foi invalidado, foi estabelecido. Foi transferido do âmbito físico, descanso físico, para o âmbito espiritual que é Cristo, o Descanso espiritual.

Por isso eu não guardo o sábado (descanso físico), mas guardo o Sábado(descanso espiritual).

Não descanso apenas no sábado, mas descanso no Sábado.

SE alguém ainda tem dúvidas quanto a guarda do sábado físico ao ler este pequeno comentário, creio, que se ler atentamente verá toda a VERDADE sobre o sábado e O Sábado.
Até mesmo nosso mui dignos assembleianos que quando indagados só sabem dizer:
Estamos na graça!

Mas, por que estamos na Graça?

Por que em Cristo, o agente da Graça, nós descansamos.

(Levi Oliveira)

E por aí vai!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário