quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Céu será monótono e enjoativo?

Creio que não!!!

Antes que me chamem de heresiarca e apóstata, digo-lhes que se tiverem explicações melhores me passem, porém não me deixem lacunas.

Estou apto a aprender, no entanto, creio com uma FÉ racional e não com uma a FÉ cega.

Em I Aos Tessalonicenses 4.16-17. Traz para nós uma viva esperança, habitar para sempre com o Senhor, estar sempre com Ele, fala de um estado e de uma posição sem interrupção, a eternidade, na qual nós vamos entrar a partir da ressurreição e do arrebatamento. Este era e é o verdadeiro desejo de Cristo (Jo 14.1-3)

É necessário entender que o desejo de Deus desde a eternidade foi criar um Reino onde o homem pudesse manter contato com Ele e adorá-lo.

Deus mantinha contato com o homem e entregou ao homem o domínio sobre a terra, entretanto o homem não deu valor ao que Deus lhe entregou desobedecendo à ordem de Deus, assim Satanás usurpou o direito sobre a terra, tornando-se Príncipe deste mundo( Jo 12.31 ). Jesus venceu a morte e derrotou a Satanás e tomou o domínio da terra, como homem Ele tem direito ao que Deus deu a Adão, o domínio da terra e como Deus, Ele é Senhor dos céus, logo “ Todo poder foi lhe dado no céu e na terra” (Mt 28.18 ). Assim, há dois tronos: O do Pai, no céu e o de Davi, na Jerusalém terrena, que será ocupado por Jesus na sua vinda, a Bíblia nos diz: “... Os reinos do mundo vieram ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.” (Ap 11. 15,18).

Hoje, Jesus esta assentado no Trono de Deus, no céu, à direita do Pai, como nosso intercessor, mas virá para se assentar no trono de Davi e estabelecer o reinado Eterno.
 
Há inúmeras promessas na Bíblia do estabelecimento de um reino eterno, como homem Jesus reinará no trono de Davi tem direito legítimo ao trono terrestre (II Sm 7.16), mas alguns sugerem que este Reino terá a duração de mil anos, certamente que sim, mil anos na terra, porém continuará no Estado Eterno, se o Reino não terá fim, não significa que será mil anos. Depois que esta promessa foi feita pessoalmente a Davi, Deus fez questão de lembrar a Salomão, e aos demais descendentes de Davi, que nasceram após a sua morte, nos Salmos, e por meio dos profetas Amós, Isaías, Miquéias, Jeremias e Zacarias, Deus sempre lembrava da promessa : “ Seu trono não terá fim ”.

Em Lucas 1.30-33 está escrito: “eis que conceberás e darás a luz um filho, e por-lhe-ás o nome de JESUS, este será grande, e será chamado filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o TRONO DE DAVI seu pai, e REINARÁ ETERNAMENTE...E O SEU REINO NÃO TERÁ FIM”

Assim, ao final do Milênio, haverá uma expansão do Reino a todo o Universo, Jesus não será o homem-Rei, reinando sobre a terra, mas o Deus-Rei, reinando eternamente quando forem criados o Novo Céu e a Nova Terra.

Deus em Jesus Cristo nos fez Seus herdeiros e co-herdeiros com Cristo, e Ele nos comprou com seu sangue e nos constituiu como reis e sacerdotes (Ap 5.10). Ou seja, ele nos redimiu, Deus deu o domínio da terra a Adão, Adão pecou e foi feito escravo de satanás, sujeito a maldiçðes. Jesus como homem pode tomar a posse da terra e entregá-la aos homens, veio nos libertar e redimir (repor, tornar a entregar ao homem o que ele havia perdido). Como Deus, Ele tem o poder supremo, sendo Rei dos reis (homens constituídos por Ele para dominar sobre a terra) E Senhor dos senhores (homens constituídos para serem intermediários entre o Senhor supremo e os senhores constituídos ou sacerdotes.
Bem, Deus não nos constituiu reis e sacerdotes em vão, quem é rei deve reinar e quem é sacerdote deve exercer função sacerdotal, ou seja, ser intermediário. É verdade que alguns sugerem que isto se dará no milênio, sim há referências ao reinado e sacerdócio no milênio (Ap 5.10 e 20.6), mas em (Ap 1.6 e 22.5 ) deixa claro que “reinarão para todo o sempre”. Todo sempre não são mil anos ou cem anos, TODO SEMPRE é eternamente, seremos reis e sacerdotes eternamente.

A Bíblia é clara em Apocalipse 3.21 “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.”

Assentar-se com Cristo no Seu trono, assim como Ele venceu e se assentou no trono de Seu Pai é um privilégio, um galardão que todos os que crêem no evangelho e em nosso Senhor Deus, Pai de Jesus Cristo, espera receber no último dia (Mt 24.31). Essa promessa, porém, é para a noiva, a igreja, e não aos salvos do Milênio. Todos os novos crentes convertidos durante a Tribulação, todos os que foram deixados para trás no Arrebatamento, mas aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador durante a Tribulação, sejam os já mortos no período ou os que sobreviveram durante os sete anos, também estarão presentes no governo milenar juntamente com os santos do Velho Testamento, que serão os convidados para as Bodas. Em João 3.29. João Batista diz claramente que ele é amigo do Noivo:

"Aquele que tem a esposa(Igreja) é o esposo (Jesus); mas o amigo (Santos do AT) do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido."

João Batista foi um dos últimos santos do Velho Testamento. Ele anunciou que a chegada do Messias era iminente e pregou o arrependimento ao povo judeu. Portanto, os santos do Velho Testamento estarão entre os convidados para a Ceia das Bodas do Cordeiro.
 
Haverá também outros convidados, que chegarão no último dia das Bodas, ou seja, o dia da Ceia, serão justamente os que morreram durante a Tribulação, mas aceitaram a Cristo e não se curvaram ao anticristo. Lembre-se que a Ceia ocorre em Apocalipse 19. Na terra, onde existe a idéia de tempo, já se passaram os sete anos de Tribulação e Jesus está prestes a voltar em seu Aparecimento Glorioso Pra estabelecer o Reino Milenar.

Logo, há um diferencial. Note que a noiva será levada as Bodas do Cordeiro no Arrebatamento e voltará para Reinar com Cristo mil anos até que os Novos Céus e a Nova Terra sejam criados, ou seja, o Rei reinará com a sua noiva, a igreja; começará no Milênio e se estabelecerá eternamente no momento em que o Novo céu e a Nova Terra forem criados( Ap 21.1-7).

O Noivo(Jesus) reinando com a sua Noiva(Igreja) e quais serão os súditos?
 
Bem, no trecho em apreço na altura dos versos 24 a 26, nos diz:

“E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.E a ela trarão a glória e honra das nações.”

Isto é no Novo Céu e na Nova Terra, especificamente a Jerusalém Celestial. Aí vem a pergunta:

Quem são estes reis da terra?

E quais são as nações?

Se há um Novo Céu e uma Nova Terra, quem habitará o Céu e quem habitará a Terra?

Se formos constituídos reis e sacerdotes, temos, então, a resposta, os reis da terra são os santos vencedores, a composição da igreja de todas as eras, mas e as nações?

Logicamente que uma parte será de salvos do Milênio, porém acredito que haverá muito mais segredos que a nós não foram revelados em relação a estas nações, mas as Escrituras são claras, não se trata da igreja, nem dos salvos da Tribulação e nem dos santos do AT.
 
Não posso contemplar o céu como um lugar monótono, ou onde ficaremos em um grande coral cantando eternamente.Não!!Não!! Um Reino é algo muito mais explendido, e quando se trata do Reino de Cristo é incomparável, indizível, vemos no Apocalipse os movimentos de louvor e glória que os crentes hão de presenciar e deles tomar parte: (Ap 7.15-17):

"Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles, porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima".

É tão grandioso conhecer o propósito total de Deus para o homem, em Apocalipse enxergamos esse propósito. Deus criou o homem; lemos isso no começo da Bíblia e nem damos muita importância. Deus criou o homem para dividir tudo o que Ele tem com esse homem. Vemos aqui, nos dois últimos capítulos da Bíblia, a Nova Jerusalém "pousada" sobre a nova terra, dirigida por Deus, pelo Cordeiro e pelos homens; é a sede governamental do Universo, sairá da terra o governo do Universo.

É muito mais do que podemos imaginar, as descrições não são, creio, centésimos do que realmente será. Servir ao senhor é trabalhar, executar serviços e nos diz o texto “...de dia e de noite”. Uma expressão para nos lembrar que será contínuo, pois não haverá noite. Serviremos ao Senhor de Eternidade em Eternidade, creio que todo o Universo, Novo Universo, gozará da plenitude da glória de Deus. Cada confim deste novo Cosmos terá representantes do Rei dos reis e do Senhor dos senhores. Será um Reino que jamais mente humana pode imaginar.
Se observarmos atentamente veremos que a Nova Jerusalém ocupa uma parte da terra; Deus a coloca na Nova Terra e nessa Nova Terra tem nações e essas nações vão até a Nova Jerusalém para levar a sua glória, se pensarmos direitinho pensemos nesse povo povoando todo o universo, a nova terra como centro, como capital; era isso que Deus tinha em mente quando criou a terra no início. Agora Deus estará executando todo o seu plano, seu plano Eterno.

Este pequeno exposto não é de longe frações do que podemos encontrar nas Escrituras, mas dá para nos alegrar em saber da dimensão de glória que a nós nos está reservada.

"Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. (Rm 8.18)”
 
(Levi Oliveira)


E por aí vai!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário