quinta-feira, 5 de maio de 2011

EXISTE HARMONIA ENTRE A FÉ E A RAZÃO ?

Fé cega!!

Esse é o motivo de tantas religiões empreenderem um tipo de mordaça nos seus seguidores.
A fé cega torna os homens seres manipulados, sem desejo próprio, sem vontade, sem querer, sem objetivos;

A fé cega torna homens seguidores do Não-Sei-Para-Onde, sigo por que mandaram, vou porque disseram;

Um grande teólogo chamado Anselmo, certa vez, proferiu uma frase muito interessante que diz: "Eu creio, mas desejo compreender".

Não é necessário compreender todas as coisas concernentes aos mistérios de Deus, porém, o fato de compreendermos determinadas coisas e não compreendermos outras, não anula a fé.

A fé pede a crença, ou seja, eu creio mesmo que não compreenda.
Mas há coisas em relação aos mistérios de Deus que podem ser perfeitamente compreendidas. O apóstolo Pedro 3.15 disse: “santificai a Cristo como Senhor, em vossos corações, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir RAZÃO da esperança que há em vós".

Se Deus fala a mente, logo fala a RAZÃO, pois a mente é movida pela RAZÃO, mas não é necessário compreendermos tudo que Deus fala, é necessário CRER, mesmo que a lógica não nos dê respostas.

O problema de certos defensores da RAZÃO é que por não alcançarem respostas para seus questionamentos desmerecem a fé, quando na verdade o problema não é a fé, mas a visão limitada daquilo que está acima da RAZÃO;

O problema de certos defensores da FÉ é que estes desmerecem a razão, chegando ao cúmulo de dizerem que não precisamos de conhecimento lógico para provar a nossa FÉ. Se não precisamos, como poderemos examinar o que nos é ensinado? Como poderemos compreender o que nos é explicado?

Os dois pensamentos estão errados.

Quando olho para a Ressurreição de Cristo, vejo que para crer na Ressurreição eu preciso de FÉ, mas a Bíblia deixa-nos alguns fatos pertinentes, como por exemplo: “os Doze apóstolos, os 500 irmãos” que viram o nosso Senhor Ressurreto. Ou seja, quem não crer na Ressurreição pela FÉ, a Bíblia nos revela provas autenticas da ressurreição, o testemunho de mais de 500 pessoas. Se estas são provas, as provas caminham do lado da RAZÃO e a RAZÃO concebe a ciência.

Assim, a Bíblia nos mostra uma FÉ possível de ser provada, mesmo que nem tudo possa ser provado, isso não desmerece a FÉ, mas demonstra nossas limitações e o quanto somos pequenos ante a grandeza e a soberania de Deus.

A FÉ “é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” (Hb11.1), significa a aceitação de algo como verdade, fundamentada no testemunho de Deus manifestado em um fato histórico. Assim, a FÉ gera a confiança, não é produto de um sentimento cego.

FÉ e RAZÃO são os dois trilhos que nos conduzem à Verdade, leva-nos a Deus.

Devemos nos conscientizar de que a FÉ não se opõe à RAZÃO . Crer é o primeiro passo que se deve dar no caminho em busca do entendimento.
Não compreendemos para crer, cremos para poder compreender. Isso é a FÉ.

A FÉ em Jesus Cristo é, portanto, o ponto mais alto a que pode chegar a RAZÃO humana.
Os que procuram compreender sem a FÉ estão um passo atrás da RAZÃO, mas os que crêem, tem seu entendimento renovado e aperfeiçoado a ponto de compreender o incompreensível.

Já nos dizia Agostinho:
"Pereça a idéia de que devemos acreditar não termos necessidade de buscar uma razão para aquilo que cremos, porque, de fato, já não poderíamos crer se não tivéssemos almas racionais"

E alguém também enfatizou:
"A fé é o degrau da compreensão, e a compreensão é o prêmio da fé"

Assim, Fé e Razão podem andar perfeitamente em harmonia!

(Levi Oliveira)

2 comentários:

  1. Irmão Levi, graça e paz!

    Você disse: "A fé pede a crença, ou seja, eu creio mesmo que não compreenda."

    Isso não é crendice não? A fé não a crença mesmo que eu não veja, ou seja, a fé não é a certeza das coisas que se esperam e convicção das coisas que se não veem?
    Como posso crer se não entendo?

    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  2. Paulo!

    Quando falo de compreensão me refiro aquilo que está além do nosso entendimento.

    Por exemplo: Creio na Trindade e sei perfeitamente que há um só Deus subsistente em três pessoas.
    A Razão não pode explicar esse mistério, no entanto creio que o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus, ou seja, mesmo que não compreenda racionalmente esse mistério a fé me dá esta certeza.
    Assim, a fé deve-se apoiar no caráter de Deus, no que Ele diz mesmo que qualquer declaração seja contrária aos sentidos e lógicas humanas, devo continuar crendo.
    "Seja Deus verdadeiro e mentiroso todo homem" Rm 3.4

    Abraços!!!!

    ResponderExcluir